StromTrooper banner

Ajuste de válvulas sim ou não?

26K views 25 replies 21 participants last post by  R dub vstrom s  
#1 ·
Eu possuo um bl1000 de 2018.
Devo realmente fazer o ajuste de válvulas aos 20.000 km?
Por experiência, quais são as chances das válvulas estarem desalinhadas?

Afinal, é um serviço caro...

#2 ·
É devido a 24.000 km, não a 20.000 km, que eu saiba.
Eu mandei o meu verificar na semana passada e ponderei a mesma questão. A maioria recomenda fazer a primeira verificação e, se ainda estiverem dentro das especificações, não se preocupe com eles por um tempo.

Parece altamente improvável que eles estejam fora, mas acontece. Valeu a pena para mim pela paz de espírito.

Aliás, o meu não precisou de ajuste.

Enviado do meu SM-T720 usando o Tapatalk

#3 ·
Faça isso

Eu mandei verificar os meus dois V2 de 2014 e um tinha três válvulas apertadas e o outro estava dentro das especificações. Se eu os tivesse deixado, teria queimado um par de válvulas num deles. Você acha que a inspeção é cara, espere até começar a substituir as válvulas. Simplesmente não vale a pena. Além disso, quem quer estar no meio do nada quando as coisas começam a dar errado. Aperte os dentes e faça isso, então você terá paz de espírito e um sorriso no rosto! https://www.stromtrooper.com/attachment.php?attachmentid=256017&thumb=1

Attachments

#6 ·
Verifiquei a minha 1000 de 2018 aos 16K. Uma estava fora e algumas estavam perto. Ajustei 6 das 8 para o meio ou mais. Vou esperar até 50K (30K agora) para fazer de novo.

#7 · (Edited)
Eu diria que o primeiro é o mais importante, eles tendem a apertar (principalmente exaurir) mais durante esse primeiro intervalo.

Se você fizer isso sozinho e tiver que trocar alguma arruela, certifique-se de medir e registrar todos os tamanhos e locais das arruelas para que da próxima vez você só precise mexer nos cames uma vez.

#8 · (Edited)
Eu possuo uma bl1000 de 2018.
Devo realmente fazer o ajuste de válvulas de 20.000 km?
Por experiência, quais são as chances das válvulas estarem fora?

É devido a 24.000 km, não a 20.000. Meu revendedor recomendou esperar até 30.000, pois ele disse que nunca viu um estar fora aos 24.000. Eu faço meu próprio trabalho e farei por volta de 29.000, pois não tenho nada melhor para fazer no meio do inverno haha

Você vai precisar fazer a sincronização do corpo da borboleta, velas de ignição e filtro de ar, como parte do serviço também, então se você estiver fazendo isso, não é muito mais trabalho para fazer uma VERIFICAÇÃO das válvulas. O ajuste só é necessário se elas precisarem ser. Diga a eles também para reutilizar as juntas, elas estarão bem.

• Like
Reactions: DC_Dave
#10 ·
Em geral, o consenso é que definir as válvulas com a folga máxima evitará ter que verificá-las novamente nos primeiros 100.000 milhas. Eu fiz minhas válvulas wee com 30.000 milhas e as de escape estavam dentro das especificações no lado apertado. Eu defini todas as oito o mais soltas possível, conforme a especificação.

Eu não fiz a pesquisa para determinar se este é o caso no vee (válvulas mais pesadas). Alguém tem uma ideia se isso ainda se aplica?

#11 ·
Para não postar "ele disse que ela disse que ela foi informada por um cara que conhece um cara...", mas meu mecânico disse que os ajustes de válvulas são, em sua experiência, geralmente "verificações" de válvulas porque "a maioria está dentro das especificações".

Para a paz de espírito, falando apenas por mim, eu faria pelo menos o primeiro. No entanto, as motos que batem no limitador de rotação em comparação com aquelas que não são geralmente aceleradas tanto parecem manter o ajuste melhor.

Para que você não pense que eu pratico o que prego (ou posto), eu tenho três ATVs que recebem trocas de óleo regulares e afins, mas nunca tiveram um ajuste de válvulas - e eles são muito mais fáceis do que muitas motos!

#12 ·
Há uma razão pela qual a manutenção programada faz com que você verifique as válvulas. Sim, muito provavelmente você não precisa ajustá-las. Mas, se estiverem fora das especificações, ajuste-as antes que se tornem um problema maior.

Lembro-me da minha primeira verificação de válvulas. Eu estava ansioso, mas isso me deixou muito familiarizado com minha moto. Além disso, você terá a oportunidade de fazer outras manutenções, como limpar o sistema de arrefecimento.

Saúde!

#13 ·
Se você não for inclinado mecanicamente, seria um trabalho assustador.

Mas se você quiser tentar, há toneladas de ajuda neste fórum. Você não precisa de ferramentas especializadas caras. Isso reduz o custo para apenas o seu tempo e talvez a compra de calibradores de folga ou algo assim, se você ainda não os tiver (esse é o custo de algumas xícaras de café).

Eu não me preocuparia com a quilometragem exata ao inspecionar, mas, em vez disso, faça-o em um momento que lhe convier e que seja em/após os 24.000 km sugeridos. Verifiquei o meu 3 vezes em 205.000 km. Eles nunca estiveram muito longe e estavam bem em 24.000. Eu provavelmente poderia tê-los deixado sem verificar e ainda estar bem. Mas, como alguém mencionou antes, você nunca sabe a menos que verifique. Você provavelmente poderia fazer a primeira verificação, defini-los no lado solto da faixa de especificações e pronto para sempre.

Quanto à garantia, acho que a única situação em que você pode ser mordido é se eles acabarem fora das especificações em uma primeira verificação tardia. Provavelmente eles estarão bem e você sempre pode perguntar à loja como eles podem lidar com uma situação como essa antes de tomar uma decisão. Qualquer problema resultante provavelmente aconteceria muito depois que sua garantia acabar de qualquer maneira.

#14 ·
Acabei de realizar a primeira verificação de válvulas em uma 1000XT 2018 com ~ 14.700 milhas. Eu raramente giro acima de 6K, mas ando agressivamente com o acelerador e maximizo totalmente o uso da curva de torque com aceleração vigorosa. Todas as folgas das válvulas, exceto a da válvula de escape traseira direita, estavam pelo menos .0015" - 002" acima do limite inferior especificado. A válvula de escape estava logo acima do limite inferior de .008". Isso foi um tanto inesperado e a única que ajustei para .010" que está no meio da faixa de folga .008"-.012". Eu também estava me perguntando se outros tiveram experiências semelhantes com as válvulas de escape do cilindro traseiro, pois intuitivamente elas deveriam funcionar mais quentes.

Incidentalmente, eu não assino ou defendo a configuração das folgas das válvulas na folga máxima na faixa especificada, apenas para que você não precise se preocupar em verificar a longo prazo. O limite superior é apenas isso em termos de faixa de tolerância, conforme definido pelos engenheiros. As válvulas são mais propensas a apertar mais durante o intervalo de quilometragem inicial do serviço e, em seguida, não se moverem tanto, a menos que você goste de rodar em altas rotações por um longo período. Além disso, eu não queria um motor com válvulas barulhentas e chocalhantes.

A primeira vez que fiz este trabalho demorou mais porque levei tempo para fazer as coisas corretamente e da próxima vez será muito mais rápido. Os comandos de válvulas acionados por engrenagens são um recurso incrível para fácil remoção e instalação. Basta certificar-se de ter uma chave de torque razoavelmente precisa, classificada em polegadas-libras para reinstalar os mancais do comando de válvulas e usar o procedimento gradual de aperto e afrouxamento cruzado. Eu diria que a maior oportunidade de um grande erro potencial neste processo é por aperto desigual, excessivo ou insuficiente que pode levar a danos no comando de válvulas/mancal do comando de válvulas e reparos caros.

Além disso, se você está procurando anticongelante de vida útil estendida, não perca tempo ou dinheiro procurando a versão da Suzuki, pois ela tem um preço absurdo e apenas o líquido de arrefecimento de vida útil padrão é estocado pela maioria dos revendedores. Na Advance Auto, você pode comprar fosfatos A3 HOAT de anticongelante de vida útil super estendida da marca Pentosin com a mesma cor de corante azul por menos da metade do custo < $20 por galão.

#15 ·
Acabei de realizar a primeira verificação de válvulas em um 1000XT 2018 a ~ 14.700 milhas. Eu raramente giro acima de 6K, mas ando agressivamente com o acelerador e maximizo totalmente o uso da curva de torque com aceleração enérgica. Todas, exceto as folgas das válvulas de escape traseiras direitas, estavam pelo menos 0,0015" - 0,002" acima do limite inferior especificado. A válvula de escape estava logo acima do limite inferior de 0,008". Isso foi um tanto inesperado e a única que ajustei para 0,010", que está no meio da faixa de folga de 0,008"-0,012". Eu também estava me perguntando se outros tiveram experiências semelhantes com as válvulas de escape do cilindro traseiro, pois intuitivamente elas deveriam funcionar mais quentes.

Incidentalmente, eu não assino ou defendo a configuração das folgas das válvulas na folga máxima na faixa especificada, apenas para que você não precise se preocupar em verificar a longo prazo. O limite superior é apenas isso em termos de faixa de tolerância conforme definido pelos engenheiros. As válvulas são mais propensas a apertar mais durante o intervalo de quilometragem inicial e, em seguida, não se mover tanto, a menos que você goste de rodar em altas rotações por um longo período. Além disso, eu não queria um motor com válvulas barulhentas e chocalhantes.

A primeira vez, este trabalho demorou mais porque levei tempo para fazer as coisas corretamente e da próxima vez será muito mais rápido. Os comandos de válvulas acionados por engrenagens são um recurso incrível para fácil remoção e instalação. Basta certificar-se de ter uma chave de torque razoavelmente precisa, classificada em polegadas-libras para reinstalar os mancais do comando de válvulas e usar o procedimento gradual de aperto cruzado e afrouxamento. Eu diria que a maior oportunidade de um grande erro potencial neste processo é o aperto desigual, excessivo ou insuficiente que pode levar a danos no comando de válvulas/mancal do comando de válvulas e reparos caros.

Além disso, se você está procurando anticongelante de vida útil estendida, não perca tempo ou dinheiro procurando a versão da Suzuki, pois ela tem um preço absurdo e apenas o líquido de arrefecimento de vida útil padrão é estocado pela maioria dos revendedores. Na Advance Auto, você pode comprar anticongelante Pentosin de marca super vida útil estendida A3 HOAT fosfatos com a mesma cor de corante azul por menos da metade do custo < $20 por galão.

Obrigado pelas informações, tenho que fazer meu 1000XT 2018 em cerca de 3 mil milhas, a moto completou 1 ano hoje. Eu estava olhando ao redor e assistindo a vídeos, mas estou me perguntando se é possível desmontar a frente e a traseira ao mesmo tempo? Eu geralmente puxo as arruelas e depois as troco no meu revendedor local, mas se eu tiver que montar um lado antes de poder puxar o outro lado, isso provavelmente exigiria um dia extra de inatividade.

#20 ·
OK, eu paguei o meu depósito. A moto é de 2018/14k. O vendedor não vai verificar as folgas das válvulas antes da venda. Ele apenas disse que se você descobrir que elas estão fora nos próximos três meses, nós conversaremos sobre isso, mas o motor soa bem, sem barulho na partida a frio. Qual é a chance realista de que esteja fora tão cedo, ou seja, desastrosamente fora? Além disso, ele tem um escapamento Scorpion aftermarket. Isso pode afetar o quão quente etc. ele funciona / afetar as válvulas?

Eu sou um novato em manutenção de motos, embora eu tenha um amigo que é muito bom mecanicamente? Qual é o melhor tutorial do YouTube para usar como referência se eu puder empregar suas habilidades para ajudar??

#21 ·
Válvulas soltas fazem barulho, mas válvulas apertadas não (cenário usual) e podem levar à queima. Um representante da concessionária (vendas, mecânico ou outros) que lhe diz isso mostra que eles são incompetentes ou desonestos.

• Like
Reactions: Plutohora
#22 ·
Finalmente verifiquei as folgas do meu Strom de 2016 (comprado novo em 2018) aos 33400 km. Todas as folgas estavam dentro das especificações e não foi necessário nenhum ajuste. O motor passou a maior parte da sua vida abaixo das 5500 rpm e acho que isso pode ter ajudado. Como outros aqui, eu ando com ele com vigor, mas confio no excelente torque em vez das rotações para progredir.

#23 ·
@Plutohora Suponho que seus 14.000 sejam em quilômetros, e tenho quase certeza de que a DL1000 tem o mesmo cronograma de manutenção para inspeção de válvulas que minha DL650: 24.000 km / 14.500 milhas. Eu não me preocuparia com isso até lá. Embora eu faria questão de fazê-lo aos 24.000 km. Minhas entradas (DL650) estavam no limite, e meus escapes estavam incrivelmente apertados.

E pode ser diferente na Austrália, mas eu não confiaria em nenhum revendedor que dissesse "se eles estiverem fora nos próximos três meses, nós conversaremos sobre isso". Conversar não significa nada.

#24 ·
Eu possuo uma bl1000 de 2018.
Devo realmente fazer o ajuste de válvulas de 20.000 km?
Por experiência, quais são as chances das válvulas estarem fora?

Acabei de fazer o ajuste de válvulas na minha DL1050 2023 com 15.000 milhas. Alguns podem pensar que foi uma perda de tempo, já que tecnicamente nenhuma delas estava fora das especificações. Mas, 7 das 8 estavam bem no mínimo especificado permitido. A 8ª estava 0,001" acima do mínimo, então. cada válvula no motor estava apertada. Se você tivesse levado a um revendedor, eles as teriam deixado em paz, já que todas estavam "dentro das especificações". Eu as ajustei todas para ficarem no meio da especificação. Com certeza vale a pena a tranquilidade, já que ando milhares de quilômetros longe de casa com ela. Lembre-se, uma válvula solta não causa tanto dano. Só pode tornar um pouco mais difícil de dar a partida, perder um pouco de potência e torná-la um pouco barulhenta. Mas uma válvula apertada pode queimar a válvula e o assento. Esse reparo custará MUITO mais $$$ do que um ajuste.

#25 ·
Obrigado por verificar isso - bom saber! Estou fazendo o ajuste das válvulas neste inverno antes de instalar o controle de cruzeiro eletrônico. Meu plano atual é defini-los todos na extremidade solta de 1/3 da especificação e considerá-lo bom até 60.000 km.

#26 ·
Eu possuía três Kawasaki Concours 1000. Ajuste da válvula por parafuso e porca. O intervalo era a cada 7500 milhas. Eu faria uma vez por ano. Ajustei várias válvulas (as de admissão estavam soltas e as de escape estavam apertadas). Depois de obter um bom ajuste, muitas vezes eu conseguia rodar 20.000 milhas sem ajuste.