StromTrooper banner

Como limpar o código FI??

36K views 13 replies 9 participants last post by  catitxa  
#1 ·
Então, a minha 650 de 2017 estava a mostrar um código "FI" depois de eu ter tirado o depósito e a caixa de ar para instalar punhos aquecidos OEM. Coloquei-a no modo de concessionário e mostrou que o erro era do sensor de temperatura do ar na caixa de ar (C21). Acho que em algum momento liguei a mota enquanto ainda estava desligada, causando o erro.

Então, a mota está toda montada, mas o código "FI" não desaparece. Tentei desligar o terminal negativo da bateria, mas o código ainda está lá.

Como posso removê-lo?

#2 ·
Parece que um dos conectores da caixa de ar não está fazendo contato. Sugiro que você verifique novamente todas as conexões sob a caixa de ar que você removeu. Enquanto estiver lá, verifique também as mangueiras. O código de erro deve ser limpo assim que a ECU vir que tudo está fazendo contato novamente.

#3 ·
Girar a chave deve limpar todos os códigos atuais. É necessário um leitor para consultar os códigos do histórico.
A falha que ocorre na inicialização significa que ela ainda está lá.

Saudações Tom R

#5 ·
Então, depois de um passeio de cerca de 20 milhas, a falha ainda estava aparecendo, mas eu encostei, coloquei no modo concessionária e o código agora era C00 (em vez de C21). Isso me permitiu apagar a falha desligando/ligando a moto ainda no modo concessionária.

Problema resolvido!

#8 ·
Meu erro então. Nunca precisei andar de moto para limpar qualquer visor F1 antes. O meu era um simples: ligar a ignição (no modo concessionária), desligar a ignição, ligar a ignição, desligar a ignição, remover o interruptor do modo concessionária, procurar qualquer visor de código F1 ao ligar a ignição, pronto. Deve haver uma diferença entre o modelo antigo e o novo. PS Eu li que o modo concessionária pode ser ligado com a ignição na posição ligada, sem nenhum problema.

#9 ·
Acabei de ter um episódio FI com a minha DL650 de 2018. Deixei a mota cair a baixa velocidade enquanto manobrava a baixa velocidade (suspiro). O guiador esquerdo levou com a pancada e descobri que o protetor de mãos tinha sido empurrado para cima.
Coloquei-o de volta na posição e dei partida na mota - tudo bem. Quando saímos para casa, o motor cortou por nenhuma razão aparente, mas voltou a dar partida e pareceu estar bom. Alguns minutos depois, notei que a indicação FI alternava com o odómetro e a luz do motor estava acesa constantemente. Parei para dar uma olhada rápida na mota e não encontrei nada de errado, então fomos para casa pela rota mais curta.
Cheguei em casa e pesquisei no Google como entrar no modo de concessionária e descobri que tinha C65 - falha na marcha lenta do motor. Alguns sites mencionaram que estava relacionado a falhas de TPS e GPS, mas outro site mencionou o sensor da embreagem e pensei AHA! - o sensor da embreagem pode ter sido atingido pelo protetor de mãos. Com certeza - lá estava ele, empurrado para a frente da mota, de modo que o sensor não estava mais alinhado com a alavanca da embreagem. (Ele é preso apenas por 1 parafuso e um localizador de plástico que fica em um orifício próximo à alavanca da embreagem). Coloquei tudo de volta como deveria ser e dei partida na mota por um curto período de tempo, depois coloquei a mota no modo de concessionária com o motor parado - FI ainda estava lá e C65.
Um pouco mais de pesquisa no Google, e este tópico me indicou que eu precisava percorrer o modo de concessionária com um MOTOR QUENTE. Fui trabalhar esta manhã - tirei o assento, enquanto o motor ainda estava funcionando e coloquei-a no modo de concessionária - C65. Desliguei o motor, depois liguei a ignição novamente e obtive - C00 e nenhuma luz FI/motor. Um grande alívio saber que essas coisas podem ser consertadas sem recorrer ao concessionário ou comprar gadgets de "limpeza de falhas"
Obrigado a todos que vieram antes de mim, confio que minhas luzes traseiras ajudarão o próximo motociclista.

#13 ·
Acabei de ter um episódio de FI com a minha DL650 2018. Deixei a mota cair em baixa velocidade enquanto manobrava em baixa velocidade (suspiro). O guiador esquerdo levou com a pancada e descobri que o protetor de mãos tinha sido empurrado para cima.
Eu puxei-o de volta para a posição e liguei a mota - tudo bem. Quando saímos para casa, o motor cortou sem qualquer razão aparente, mas ligou novamente e pareceu estar bom. Alguns minutos depois, notei que a indicação FI alternava com o odómetro e a luz do motor estava acesa constantemente. Parei para dar uma olhada rápida na mota e não encontrei nada de errado, então fomos para casa pela rota mais curta.
Cheguei em casa e pesquisei no Google como entrar no modo concessionário e descobri que tinha C65 - falha na marcha lenta do motor. Alguns sites mencionaram que estava relacionado a falhas de TPS e GPS, mas outro site mencionou o sensor da embraiagem e eu pensei AHA! - o sensor da embraiagem pode ter sido atingido pelo protetor de mãos. Com certeza - lá estava ele, empurrado para a frente da mota, de modo que o sensor não estava mais alinhado com a alavanca da embraiagem. (É preso apenas por 1 parafuso e um localizador de plástico que fica em um buraco perto da alavanca da embraiagem). Coloquei tudo de volta como deveria ser e liguei a mota por um curto período de tempo, depois coloquei a mota no modo concessionário com o motor parado - FI ainda estava lá e C65.
Um pouco mais de pesquisa no Google, e este tópico me indicou que eu precisava percorrer o modo concessionário com um MOTOR QUENTE. Fui trabalhar esta manhã - tirei o assento, enquanto o motor ainda estava funcionando e coloquei-a no modo concessionário - C65. Desliguei o motor, depois liguei a ignição novamente e obtive - C00 e sem luz FI/motor. Um grande alívio saber que essas coisas podem ser consertadas sem recorrer ao concessionário ou comprar gadgets de "limpeza de falhas"
Obrigado a todos que vieram antes de mim, confio que as minhas luzes traseiras ajudarão o próximo motociclista.
OBRIGADO! Esta publicação foi exatamente o que eu precisava. A minha mota saiu debaixo de mim ontem. Cruzamento em "T", tudo pavimentado, mas havia cascalho derramado que eu não notei até que ela caísse. Não pensei que houvesse muitos danos, mas o código FI e a luz do motor acenderam antes de eu chegar em casa. Encontrei a sua publicação imediatamente e segui os seus passos exatamente. C65 apareceu no modo concessionário, o interruptor da embraiagem estava fora de posição. Reposicionei o interruptor da embraiagem, fiz um passeio de 50 km no modo concessionário. Removi o jumper depois e desliguei e liguei a mota. Luz do motor e FI desapareceram. Problema resolvido! Este fórum é a melhor coisa de sempre.

#10 ·
Eu tenho DL650XT 2020, A única maneira que eu consegui limpar a falha pareceu ser andar com ela no modo concessionário (como mencionado por outras pessoas). Curta distância. Então desligue e ligue novamente - tudo limpo. Eu tinha instalado um interruptor de corte ABS. A maneira como eu o instalei significa que ele desliga os sensores de velocidade traseiro e dianteiro. Isso significa que não há velocímetro ao andar com o ABS desligado. Sem problemas, pois de qualquer forma em estradas de terra. No entanto, descobri agora que qualquer tipo de distância fará com que ele mostre uma falha FI para ambos os sensores. Mesmo quando eu ligo o ABS novamente e o velocímetro se reengata e os sensores estão funcionando novamente.

#12 · (Edited)
...... Eu tinha instalado um interruptor de corte ABS. A forma como o instalei significa que ele desliga os sensores de velocidade traseiro e dianteiro. Isso significa que não há velocímetro ao andar sem ABS. Sem problemas, de qualquer forma em pistas de terra. No entanto, descobri agora que qualquer tipo de distância fará com que ele mostre uma falha FI para ambos os sensores. .......
Matt,
A minha solução para desativar o ABS (MY 2017) foi colocar um interruptor de interrupção na linha do sensor ABS traseiro. O sistema só precisa ver uma interrupção de curto prazo para desativar o sistema ABS. Se eu quiser estar no modo (edição) NÃO ABS, tento abrir o circuito antes de ligar o motor e, em seguida, fechá-lo antes de sair. Isso significa que o ABS é desativado para esse ciclo de ignição, mas o controle de tração (se desejado e habilitado) e o velocímetro, odo, etc. ainda funcionam. Você também pode acionar o interruptor de interrupção durante a condução, mas já tive isso travando um F1 ocasionalmente. FWIW, assim que os circuitos voltarem ao normal, o código desaparecerá após vários (talvez 4 a 6) ciclos de ignição.

#11 ·
Matt, o velocímetro não funcionar significa que você cortou a energia para a parte errada do ABS, você diz que está tudo bem, mas ter o FI aparecer não é ótimo, você pode ter um FI real e apenas assumir que é o falso que você criou.

• Like
Reactions: Gert
#14 ·
Olá.
Na minha dl250 v-strom de 2021, tive o erro FI no visor depois de desconectar os 2 fusíveis ABS e andar sem velocímetro. Segui as dicas para ativar o Modo Concessionária (DM) e descobri que o erro era o C91.
Para limpar o erro FI do visor:
1. entrei no DM;
2. andei de moto por 10 km com o c91 no visor;
3. parei e desconectei o DM;
4. andei de moto por 27 km com o FI no visor;
5. parei por volta de 1h30;
6. conectei o DM antes de ligar a moto;
7. liguei e o visor mostrou c00;
8. desconectei o DM e não houve nenhum erro exibido no modo normal.

Então, removi apenas o fusível 25A (ABS-m), que desconectou apenas o ABS, mas ainda fez o velocímetro funcionar, sem erros.
Espero que isso ajude todos que querem desligar o ABS e se livrar do erro FI!