Acabei de ter um episódio de FI com a minha DL650 2018. Deixei a mota cair em baixa velocidade enquanto manobrava em baixa velocidade (suspiro). O guiador esquerdo levou com a pancada e descobri que o protetor de mãos tinha sido empurrado para cima.
Eu puxei-o de volta para a posição e liguei a mota - tudo bem. Quando saímos para casa, o motor cortou sem qualquer razão aparente, mas ligou novamente e pareceu estar bom. Alguns minutos depois, notei que a indicação FI alternava com o odómetro e a luz do motor estava acesa constantemente. Parei para dar uma olhada rápida na mota e não encontrei nada de errado, então fomos para casa pela rota mais curta.
Cheguei em casa e pesquisei no Google como entrar no modo concessionário e descobri que tinha C65 - falha na marcha lenta do motor. Alguns sites mencionaram que estava relacionado a falhas de TPS e GPS, mas outro site mencionou o sensor da embraiagem e eu pensei AHA! - o sensor da embraiagem pode ter sido atingido pelo protetor de mãos. Com certeza - lá estava ele, empurrado para a frente da mota, de modo que o sensor não estava mais alinhado com a alavanca da embraiagem. (É preso apenas por 1 parafuso e um localizador de plástico que fica em um buraco perto da alavanca da embraiagem). Coloquei tudo de volta como deveria ser e liguei a mota por um curto período de tempo, depois coloquei a mota no modo concessionário com o motor parado - FI ainda estava lá e C65.
Um pouco mais de pesquisa no Google, e este tópico me indicou que eu precisava percorrer o modo concessionário com um MOTOR QUENTE. Fui trabalhar esta manhã - tirei o assento, enquanto o motor ainda estava funcionando e coloquei-a no modo concessionário - C65. Desliguei o motor, depois liguei a ignição novamente e obtive - C00 e sem luz FI/motor. Um grande alívio saber que essas coisas podem ser consertadas sem recorrer ao concessionário ou
comprar gadgets de "limpeza de falhas"
Obrigado a todos que vieram antes de mim, confio que as minhas luzes traseiras ajudarão o próximo motociclista.