StromTrooper banner
21 - 40 of 77 Posts
Discussion starter · #21 ·
Eu sou muito fã dos pneus Michelin porque em 1985 eles me patrocinaram nas corridas com uma Suzuki GS1150 na classe Open Production com seu novíssimo modelo de pneu chamado Hisport. Foi realmente o primeiro dos pneus de pista com classificação DOT. A classe de produção exigia pneus DOT. As regras também exigiam o uso de tamanhos de pneus/aros padrão. Bem, a Michelin só fabricou o Hisport nos tamanhos GS1150 no primeiro ano. Então, se você tivesse outra moto, estaria sem sorte. Aqueles pneus eram muito melhores do que qualquer outra coisa feita naquela época, o que me deu uma vantagem injusta, embora legal. Naquele ano, eu quebrei o recorde da pista da classe de produção em Portland em 2 segundos por volta e ganhei o campeonato da temporada em Seattle. Nada disso teria acontecido sem aqueles pneus Michelin Hisport.
Boa história. A GS1150 de '85 era uma moto muito legal. Tive uma GS1100E de '83, adorei aquele motor!

Discussion starter · #22 ·
Algumas notícias de última hora (trocadilho e erro de ortografia intencional)... Acabei de completar um passeio que incluiu cascalho bastante significativo e profundo nos meus Road 6. Elas são absolutamente horríveis e não devem ser consideradas para nada além de cascalho duro e terra. Os A41 eram muito melhores.

Algumas notícias de última hora (trocadilho e erro de ortografia intencionais)... Acabei de completar um passeio que incluiu cascalho bastante significativo e profundo nos meus Road 6. Eles são absolutamente péssimos e não devem ser considerados para nada além de cascalho duro e terra. Os A41 eram muito melhores.
Interessante... obrigado pelo relatório. Em uma viagem recente (acabei de voltar há alguns minutos) houve obras rodoviárias surpresa (o que sempre parece acontecer) com superfícies ruins ou de cascalho, mesmo que você não pretenda andar em cascalho.

Tirei a roda traseira hoje. Consegui 5.000 milhas com ela, um pouco menos do que o esperado. O uso foi principalmente passeios animados em cânions e algumas viagens de fim de semana para duas pessoas.

A dirigibilidade foi bastante consistente durante toda a sua vida útil, nunca foi ágil, mas muito estável e previsível.

Estou substituindo-a por um Road 5 para ganhar alguma experiência com esse pneu. O Road 6 traseiro parece ter um perfil mais plano.

A Road 6 dianteira ainda parece boa e deve fazer mais 5.000 milhas, imagino.

Recentemente, substituí o meu segundo pneu traseiro A41 e o primeiro dianteiro A41 na minha DL1050 de 2023 com pouco menos de 12.000 milhas. Todos os três pneus, os dois traseiros e um dianteiro, ainda tinham mais de 50% da profundidade do piso restante na troca. Mas os três pisos dos pneus estavam a ficar muito côncavos. A minha condução é uma mistura de turismo em autoestrada a alta velocidade e com carga pesada, com malas laterais e top case cheias, bem como curvas sinuosas descarregadas e com espírito. Sim, odeio deitar fora pneus com mais de 50% de profundidade do piso restante, mas também não gosto de ter pneus côncavos. A propósito, comprei uma máquina de pneus e um balanceador de rodas para as recentes mudanças de pneus e troquei-os eu mesmo. Com os pneus anteriores, tudo parecia suave para mim, mas o meu GPS montado na barra transversal vibrava notavelmente acima de 80 mph. Ao balancear os pneus eu mesmo, um peso de 10 gramas era muito pouco, e o tamanho seguinte, um de 15 gramas, era demais. Levei os 15 gramas para a minha lixadeira de cinta e lixei-os até 13 gramas. Adivinhem, o meu GPS parou de vibrar! Não há nenhuma oficina que fizesse isso pelos pneus de um cliente. Eles teriam usado os 10 ou os 15 e teriam dito que estava bom.

Discussion starter · #26 · (Edited)
Recentemente substituí o meu segundo pneu traseiro A41 e o primeiro dianteiro A41 no meu DL1050 de 2023 com pouco menos de 12.000 milhas. Todos os três pneus, os dois traseiros e um dianteiro, ainda tinham mais de 50% da profundidade da banda de rodagem restante na troca. Mas as bandas de rodagem dos três pneus estavam a ficar muito côncavas. A minha condução é uma mistura de turismo em auto-estrada a alta velocidade e com carga total, com malas laterais e mala traseira cheias, bem como curvas descarregadas e rápidas. Sim, odeio deitar fora pneus com mais de 50% de profundidade de banda de rodagem restante, mas também não gosto de ter pneus côncavos. A propósito, comprei uma máquina de pneus e um balanceador de rodas para as recentes trocas de pneus e troquei-os eu mesmo. Com os pneus anteriores, tudo parecia suave para mim, mas o meu GPS montado na barra transversal vibrava visivelmente acima de 80 mph. Ao balancear os pneus eu mesmo, um peso de 10 gramas era muito pouco, e o tamanho seguinte, 15 gramas, era demais. Levei os 15 gramas para a minha lixadeira de cinta e reduzi-os para 13 gramas. Adivinhem, o meu GPS parou de vibrar! Não há nenhuma loja que fizesse isso pelos pneus de um cliente. Eles teriam usado os 10 ou os 15 e teriam dito que estava bom.
Boa jogada! Não sei se os balanceadores Centramatic cabem nas nossas motos, mas cabem na minha GL1800 Goldwing. Eles fazem um trabalho incrível de balanceamento e eliminação de vibrações, e reduzem quase todo o desgaste. Chega de deitar fora pneus côncavos com toda aquela banda de rodagem restante, mas certamente entendo por que você faz isso.

Talvez já esteja a fazer estas coisas, mas defina a pré-carga da suspensão para quando estiver muito carregado e novamente para quando estiver sozinho. Verifique frequentemente a pressão dos seus pneus e defina-a para a especificação correta (leve ou pesada) se mais do que uma estiver listada. Use uma ferramenta de alinhamento da corrente ao ajustar a corrente, certifique-se de que os garfos estão na mesma altura - o óleo da forquilha foi trocado?

Finalmente tive tempo de tirar a moto com o Road 5 na traseira. Acho que prefiro esta configuração. :)

O Road 5 parece ter uma direção um pouco mais precisa e está mais próximo do que eu procurava num pneu sport touring.

Comparado com os btx A41 (que é minha única referência), a aderência é incrível. Acabei de voltar de fazer algumas curvas na chuva com muitas cobras de asfalto nelas e fiquei hipnotizado ao ver como eles agarram, mesmo nessas condições. Com os A41, na mesma estrada e nas mesmas condições, eu sempre tinha que ir mais devagar e sentia alguma derrapagem nas cobras de vez em quando, tanto na frente (bom exercício do esfíncter) quanto na traseira. Com os 6, 0 derrapagem e velocidades mais rápidas. Além disso, eles absorvem melhor os solavancos, proporcionando uma condução mais suave e acho que eles entram mais facilmente nas curvas, mas isso pode ser feito com pneu vs novo. Outra vantagem da melhor aderência é que, quando freio com mais força em declive, o ABS na traseira quase nunca entra em ação. Com os A41, ele entrava muito. A única desvantagem por enquanto é que eles são mais barulhentos, mas como eu ando com protetores de ouvido e ouço música quase sempre, eu realmente não me importo. Só tenho que ver quanto tempo eles vão durar.

Bem, eu substituí meu Bridgestone A41 traseiro com 6600 milhas. Não porque precisava, tenho certeza que teria sido legal E seguro até 9000, mas porque estou em uma viagem de carro pelo país e tenho quase 6000 milhas a mais antes de voltar para casa. Não teria chegado em casa. Aqui estão as fotos com 6600 milhas. Diga-me o que você acha?
Consegui 9 mil dos meus (dos pneus da concessionária) e, pela primeira vez em meus mais de 55 anos de ciclismo, AMBOS os pneus desgastaram perfeitamente na mesma taxa! Então, foi moleza substituir a frente e a traseira pelos mesmos.
Passeios atuais:
22 Suzy 1050
22Husky 501
24 CFMoto450ss
06 KLR650

Percorri 14.600 km (8.000 milhas) no meu último pneu traseiro Rod 6, o atual está com 7.600 km e funcionando bem. Mas é o dianteiro que realmente impressiona. Agora com 21.000 km (13.125 milhas) e está apenas meio gasto. Eu uso pressões de 38/43 PSI.

Discussion starter · #33 ·
Eu atingi 14.600 km (8000 milhas) no meu último pneu traseiro Rod 6, o atual está com 7.600 km e funcionando bem. Mas é o dianteiro que realmente impressiona. Agora com 21.000 km (13.125 milhas) e está apenas meio gasto. Eu uso pressões de 38/43 PSI.
Jantar, essa é uma ótima notícia. Só por curiosidade, por que você usa pressões tão altas? Você carrega cargas extra pesadas, ou apenas gosta da entrada extra rápida em curvas e da capacidade de mudar rapidamente de inclinação total de um lado para o outro? As pressões mais altas reduzem a área de contato e a tração potencial. FWIW, eu desci para 34/40 psi. A entrada em curvas não é tão rápida, mas a tração extra é boa. Um bom compromisso, para mim. Obrigado

Para mim, gosto da pressão mais alta na traseira para a sensação da suspensão. Não sou um piloto bom o suficiente (e não costumo fazer rotas onde isso seria óbvio ou relevante) para perceber as mudanças na entrada em curva. Mas, uma pressão traseira mais alta (acho que vou para 44, ou o que for o número para duas pessoas na balança) simplesmente parece melhor. Eu provavelmente deveria estar fazendo outra coisa na suspensão para obter uma sensação semelhante, mas modificar o pneu/componente não suspenso funciona bem o suficiente para mim.

Jantar, tudo isso são boas notícias. Só por curiosidade, por que você usa pressões tão altas? Você carrega cargas extra pesadas ou apenas gosta da entrada extra rápida e da capacidade de mudar rapidamente da inclinação total de um lado para o outro? As pressões mais altas reduzem a área de contato e a tração potencial. FWIW, eu desci para 34/40 psi. A entrada não é tão rápida, mas a tração extra é boa. Um compromisso justo, para mim. Obrigado
Eu participei de um seminário ministrado pelo guru da suspensão Dave Moss, onde ele descreveu como determinar a melhor pressão dos pneus para usar em sua moto. Como resultado, essas são as pressões com as quais acabei para o Road 6. Aqui está um vídeo onde ele aborda brevemente o assunto.

Eu também paguei a ele para configurar corretamente minha suspensão e que diferença isso fez.

Devo acrescentar que Dave Moss também tem muitos outros vídeos. Todos eles nos ajudam a obter a suspensão e a pressão dos pneus corretas.

Discussion starter · #37 ·
Eu participei de um seminário ministrado pelo guru da suspensão Dave Moss, onde ele descreveu como determinar a melhor pressão dos pneus para usar em sua moto. Como resultado, essas são as pressões com as quais acabei usando para o Road 6. Aqui está um vídeo onde ele aborda brevemente o assunto.

Eu também paguei a ele para configurar corretamente minha suspensão e que diferença isso fez.
Jantar, é muito engraçado você mencionar Dave Moss e sua abordagem. Foi de lá que também obtive as informações sobre a configuração da minha suspensão e a pressão dos pneus! Grandes coisas que ele produz. Vou voltar e ver o que você enviou. Lembro-me de Dave sugerindo o psi mais baixo para uma área de contato maior. Obrigado

Cerca de 5000 km depois e as notícias não são tão boas quando se trata de longevidade. A frente foi de 4,5 mm para cerca de 3,7, mas a traseira foi de 6 até cerca de 2,5 na parte central e cerca de 3,5 nas laterais. Posso andar um pouco agressivo :) Parece que vou usar dois traseiros para um dianteiro.

Discussion starter · #39 ·
Cerca de 5000 km depois e as notícias não são tão boas quando se trata de longevidade. A frente passou de 4,5 mm para cerca de 3,7, mas a traseira passou de 6 para cerca de 2,5 na parte central e cerca de 3,5 nas laterais. Eu posso ou não andar um pouco agressivo :)
Parece que vou usar dois pneus traseiros para um dianteiro.
É isso que estou sentindo também. Eu mesmo sou um piloto enérgico 🙂

É isso que estou sentindo também. Eu mesmo sou um piloto enérgico 🙂
Que pressões você está usando? Atualmente estou usando os valores escritos na moto (2,5 na frente/2,9 atrás). E, incidentalmente, acho estranho que a Suzuki esteja recomendando a mesma pressão traseira para pilotagem solo/garupa. Na minha antiga 650, acho que era 2,7 para solo e 2,9 para garupa. A Bridgestone realmente dá valores recomendados para seus pneus para cada moto, mas não consegui encontrar nada no site da Michelin... O pneu traseiro acabando tão rápido me faria pensar que talvez uma pressão mais alta seria necessária?

21 - 40 of 77 Posts