Vendi minha K7 Wee e comprei uma L4 Wee em abril. Uma grande decepção foi que a L4 Wee tem vibrado muito, muito mais do que a K7. Quando peguei a moto pela primeira vez, ela vibrava em torno de 5200 RPM, o que acabou sendo uma braçadeira da bota do corpo do acelerador inferior solta. Depois que isso foi corrigido, ela ainda vibrava mais do que minha K7 com uma vibração perceptível em torno de 2-3K RPM e um zumbido que começa em torno de 7K e atinge o pico em torno de 8K RPM.
De qualquer forma, uma solução para vibrações excessivas é verificar os suportes do motor e reinstalar os ajustadores de impulso e reapertar tudo de acordo com as especificações, então eu queria realizar esse procedimento para descartá-lo como causa. Uma ressalva é que o manual assume que você pode levantar o motor por baixo, o que não é possível a menos que você remova os tubos de escape (o catalisador está no caminho). Desenvolvi este procedimento para fazer um realinhamento completo de acordo com o manual sem remover o tubo de escape e o silenciador.
Aqui estão (aproximadamente) as etapas que usei;
Notas:
Etapa 2: Se sua moto tiver muitos quilômetros, você pode querer deixar as braçadeiras do coletor em paz. O parafuso/porca tende a soldar devido ao calor ao longo do tempo e, se você tiver muitos quilômetros, quando tentar soltá-los, eles podem simplesmente quebrar, algo a ser evitado. Minha moto tem apenas 7500 milhas e os parafusos saíram, mas estavam rangendo o tempo todo. Eu os limpei com uma escova de aço e os reinstalei com composto anti-aderente. A desvantagem é que alguns mecânicos afirmam que soltar os tubos para que eles possam se realinhar com a nova posição do motor é crucial para evitar que transmitam vibrações. Você decide.
Etapa 6: O soquete castelo especial está disponível muito mais barato de vendedores que não são da Suzuki. É do mesmo tamanho dos GSXRs.
Etapa 7/8: Ambos os ajustadores de impulso precisam de soquetes sextavados ou sextavados, um soquete de 12 pontos não serve. O ajustador de impulso do suporte superior tem um tamanho estranho, como um soquete sextavado de 23 mm que é difícil de encontrar. Eu nem consegui encontrar ou confirmar que esse tamanho funcionaria, então eu apenas moí o empurrador e usei um soquete de vela sextavado de 13/16". Um soquete sextavado de 3/4" funcionou bem no ajustador de impulso traseiro inferior.
Etapa 10: As superfícies de contato dos meus suportes em V estavam uma bagunça com Loctite antigo, tinta irregular e ressaltos elevados ao redor dos orifícios dos parafusos na estrutura. Lixei tudo para um ajuste limpo e firme, só para ter certeza de que um ajuste ruim não causaria nenhum problema de vibração. Se você não limpá-los, apenas certifique-se de que eles estejam apertados de acordo com as especificações na próxima etapa. Também lixei levemente os empurradores e os pontos de montagem do motor para remover as marcas antigas de testemunha para dar uma superfície limpa para a reinstalação.
Etapa 11: De acordo com a GW, a especificação do manual de 25,5 lb-pés está errada e muito alta para este tamanho de parafuso. Eu segui sua recomendação de 16,5 lb-pés.
[Além disso: Neste ponto do procedimento, o motor está apenas pendurado no parafuso do suporte do motor traseiro superior e gira em torno desse ponto]
Etapa 12: Alinhar os orifícios passantes corretamente é realmente o que se trata. As marcas de testemunha na minha estrutura superior e inferior do motor e nos ajustadores de impulso pareciam indicar que meu motor não estava quadrado na estrutura, então eu esperava que isso resolvesse meu problema. O alinhamento é bastante fácil se você olhar para cada lado do orifício do parafuso e ajustar a posição do motor até que tudo esteja concêntrico. Também brilhei uma linha do outro lado para confirmar. Conseguir isso foi um pouco tedioso, mas factível com um pouco de paciência.
Etapa 22: Certifique-se de verificar se a bucha na qual o parafuso do suporte do motor traseiro superior é parafusado está encaixada em seu slot na caixa do motor. Você pode vê-lo logo atrás do mecanismo do parafuso de aperto que o prende. Uma vez, eu configurei tudo e tive que refazer isso porque a bucha não estava em seu slot.
Eu tirei algumas fotos: A primeira foto é a marca de testemunha no motor do lado direito. A segunda foto é a marca de testemunha no motor do lado esquerdo (circulada em vermelho). Estes são os sinais de que o motor não estava quadrado na estrutura. O empurrador inferior estava ainda mais desalinhado. Observe os círculos amarelos na segunda imagem que destacam que a bobina de ignição estava esfregando na mangueira do meu radiador, estou supondo que mais alguns milhares de milhas e eu estaria voltando para casa a pé. Fico feliz por ter percebido isso e instalei uma mangueira de borracha para dar mais folga. A terceira foto é o ajustador de impulso superior que eu moí para caber em um soquete sextavado de 13/16", também conhecido como soquete de vela. As duas últimas fotos mostram como eu mexi no motor para alinhar os orifícios passantes do suporte do motor. Quase não há pressão no macaco sob o cilindro dianteiro e bater levemente nas cunhas de madeira moveu o alinhamento um pouco, mas eu alinhei e travei tudo.
Então, qual foi o resultado? Após um passeio bastante curto (pouco menos de uma hora), posso dizer que a moto está muito mais suave e menos vibrante. Na rodovia, notei especialmente como tudo estava calmo imediatamente. Os espelhos estavam sólidos como rocha, o que não era o caso antes (mas também não eram ruins). No entanto, a vibração de 2-3K e o zumbido de 7-8K permanecem, mas um pouco menos perceptíveis, então minha busca por uma solução continua. Um comentário final, se você fizer isso, verifique meus números de torque, eu posso estar errado e não quero que alguém quebre um parafuso.
De qualquer forma, uma solução para vibrações excessivas é verificar os suportes do motor e reinstalar os ajustadores de impulso e reapertar tudo de acordo com as especificações, então eu queria realizar esse procedimento para descartá-lo como causa. Uma ressalva é que o manual assume que você pode levantar o motor por baixo, o que não é possível a menos que você remova os tubos de escape (o catalisador está no caminho). Desenvolvi este procedimento para fazer um realinhamento completo de acordo com o manual sem remover o tubo de escape e o silenciador.
Aqui estão (aproximadamente) as etapas que usei;
- Solte o eixo traseiro e os ajustadores da corrente e mova o pneu para a frente para folgar a corrente.
- Remova os suportes dos pinos do pé E/D e prenda tudo para não atrapalhar
- Solte as braçadeiras do coletor dianteiro e traseiro e os parafusos de montagem do silenciador (veja as notas)
- Remova o parafuso passante do suporte superior do motor dianteiro (você precisará de dois soquetes de 17 mm, eu tinha um e agora tenho dois)
- Remova o parafuso passante do suporte inferior traseiro (soquete de 14 mm + chave de caixa de 14 mm)
- Remova as contraporcas dos ajustadores de impulso superior dianteiro e inferior traseiro (você precisará de uma ferramenta especial de soquete castelo).
- Solte o ajustador de impulso inferior traseiro (soquete sextavado de 19 mm ou 3/4 "6pt).
- Solte o ajustador de impulso superior dianteiro (veja as notas)
- Solte o parafuso do suporte do motor traseiro superior e o parafuso de aperto.
- Remova os suportes em V do motor e limpe as superfícies de contato. (opcional)
- Instale os suportes em V do motor e aperte os parafusos de acordo com as especificações (16,5 lb-pés, veja as notas)
- Alinhe o furo passante do suporte inferior do motor traseiro. (veja as notas)
- Instale o parafuso passante do suporte inferior do motor traseiro e a porca, mas deixe-o solto.
- Aperte o ajustador de impulso inferior traseiro de acordo com as especificações (8,5 lb-pés)
- Instale a contraporca do ajustador de impulso inferior traseiro e aperte de acordo com as especificações. (32,5 lb-pés, soquete castelo)
- Alinhe o furo passante do suporte superior do motor dianteiro.
- Aperte o ajustador de impulso do suporte superior do motor dianteiro de acordo com as especificações. (8,5 lb-pés)
- Instale a contraporca do ajustador de impulso e aperte de acordo com as especificações. (32,5 lb-pés, soquete castelo)
- Instale o parafuso passante do suporte superior do motor dianteiro e a porca, mas apenas aperte.
- Aperte o parafuso passante do suporte inferior do motor traseiro de acordo com as especificações. (40 lb-pés)
- Aperte o parafuso passante do suporte superior do motor dianteiro de acordo com as especificações. (67,5 lb-pés)
- Aperte o parafuso do suporte do motor traseiro superior de acordo com as especificações. (40 lb-pés, veja as notas)
- Aperte o parafuso de aperto do suporte do motor traseiro superior de acordo com as especificações. (18 lb-pés)
- Inverta as etapas 1, 2 e 3 e faça um test ride.
Notas:
Etapa 2: Se sua moto tiver muitos quilômetros, você pode querer deixar as braçadeiras do coletor em paz. O parafuso/porca tende a soldar devido ao calor ao longo do tempo e, se você tiver muitos quilômetros, quando tentar soltá-los, eles podem simplesmente quebrar, algo a ser evitado. Minha moto tem apenas 7500 milhas e os parafusos saíram, mas estavam rangendo o tempo todo. Eu os limpei com uma escova de aço e os reinstalei com composto anti-aderente. A desvantagem é que alguns mecânicos afirmam que soltar os tubos para que eles possam se realinhar com a nova posição do motor é crucial para evitar que transmitam vibrações. Você decide.
Etapa 6: O soquete castelo especial está disponível muito mais barato de vendedores que não são da Suzuki. É do mesmo tamanho dos GSXRs.
Etapa 7/8: Ambos os ajustadores de impulso precisam de soquetes sextavados ou sextavados, um soquete de 12 pontos não serve. O ajustador de impulso do suporte superior tem um tamanho estranho, como um soquete sextavado de 23 mm que é difícil de encontrar. Eu nem consegui encontrar ou confirmar que esse tamanho funcionaria, então eu apenas moí o empurrador e usei um soquete de vela sextavado de 13/16". Um soquete sextavado de 3/4" funcionou bem no ajustador de impulso traseiro inferior.
Etapa 10: As superfícies de contato dos meus suportes em V estavam uma bagunça com Loctite antigo, tinta irregular e ressaltos elevados ao redor dos orifícios dos parafusos na estrutura. Lixei tudo para um ajuste limpo e firme, só para ter certeza de que um ajuste ruim não causaria nenhum problema de vibração. Se você não limpá-los, apenas certifique-se de que eles estejam apertados de acordo com as especificações na próxima etapa. Também lixei levemente os empurradores e os pontos de montagem do motor para remover as marcas antigas de testemunha para dar uma superfície limpa para a reinstalação.
Etapa 11: De acordo com a GW, a especificação do manual de 25,5 lb-pés está errada e muito alta para este tamanho de parafuso. Eu segui sua recomendação de 16,5 lb-pés.
[Além disso: Neste ponto do procedimento, o motor está apenas pendurado no parafuso do suporte do motor traseiro superior e gira em torno desse ponto]
Etapa 12: Alinhar os orifícios passantes corretamente é realmente o que se trata. As marcas de testemunha na minha estrutura superior e inferior do motor e nos ajustadores de impulso pareciam indicar que meu motor não estava quadrado na estrutura, então eu esperava que isso resolvesse meu problema. O alinhamento é bastante fácil se você olhar para cada lado do orifício do parafuso e ajustar a posição do motor até que tudo esteja concêntrico. Também brilhei uma linha do outro lado para confirmar. Conseguir isso foi um pouco tedioso, mas factível com um pouco de paciência.
Etapa 22: Certifique-se de verificar se a bucha na qual o parafuso do suporte do motor traseiro superior é parafusado está encaixada em seu slot na caixa do motor. Você pode vê-lo logo atrás do mecanismo do parafuso de aperto que o prende. Uma vez, eu configurei tudo e tive que refazer isso porque a bucha não estava em seu slot.
Eu tirei algumas fotos: A primeira foto é a marca de testemunha no motor do lado direito. A segunda foto é a marca de testemunha no motor do lado esquerdo (circulada em vermelho). Estes são os sinais de que o motor não estava quadrado na estrutura. O empurrador inferior estava ainda mais desalinhado. Observe os círculos amarelos na segunda imagem que destacam que a bobina de ignição estava esfregando na mangueira do meu radiador, estou supondo que mais alguns milhares de milhas e eu estaria voltando para casa a pé. Fico feliz por ter percebido isso e instalei uma mangueira de borracha para dar mais folga. A terceira foto é o ajustador de impulso superior que eu moí para caber em um soquete sextavado de 13/16", também conhecido como soquete de vela. As duas últimas fotos mostram como eu mexi no motor para alinhar os orifícios passantes do suporte do motor. Quase não há pressão no macaco sob o cilindro dianteiro e bater levemente nas cunhas de madeira moveu o alinhamento um pouco, mas eu alinhei e travei tudo.
Então, qual foi o resultado? Após um passeio bastante curto (pouco menos de uma hora), posso dizer que a moto está muito mais suave e menos vibrante. Na rodovia, notei especialmente como tudo estava calmo imediatamente. Os espelhos estavam sólidos como rocha, o que não era o caso antes (mas também não eram ruins). No entanto, a vibração de 2-3K e o zumbido de 7-8K permanecem, mas um pouco menos perceptíveis, então minha busca por uma solução continua. Um comentário final, se você fizer isso, verifique meus números de torque, eu posso estar errado e não quero que alguém quebre um parafuso.