StromTrooper banner

Reinstalação e reaperto da montagem do motor

13K views 6 replies 4 participants last post by  dmfdmf  
#1 ·
Vendi minha K7 Wee e comprei uma L4 Wee em abril. Uma grande decepção foi que a L4 Wee tem vibrado muito, muito mais do que a K7. Quando peguei a moto pela primeira vez, ela vibrava em torno de 5200 RPM, o que acabou sendo uma braçadeira da bota do corpo do acelerador inferior solta. Depois que isso foi corrigido, ela ainda vibrava mais do que minha K7 com uma vibração perceptível em torno de 2-3K RPM e um zumbido que começa em torno de 7K e atinge o pico em torno de 8K RPM.

De qualquer forma, uma solução para vibrações excessivas é verificar os suportes do motor e reinstalar os ajustadores de impulso e reapertar tudo de acordo com as especificações, então eu queria realizar esse procedimento para descartá-lo como causa. Uma ressalva é que o manual assume que você pode levantar o motor por baixo, o que não é possível a menos que você remova os tubos de escape (o catalisador está no caminho). Desenvolvi este procedimento para fazer um realinhamento completo de acordo com o manual sem remover o tubo de escape e o silenciador.

Aqui estão (aproximadamente) as etapas que usei;

1. Solte o eixo traseiro e os ajustadores da corrente e mova o pneu para a frente para folgar a corrente.
  2. Remova os suportes dos pinos do pé E/D e prenda tudo para não atrapalhar
  3. Solte as braçadeiras do coletor dianteiro e traseiro e os parafusos de montagem do silenciador (veja as notas)
  4. Remova o parafuso passante do suporte superior do motor dianteiro (você precisará de dois soquetes de 17 mm, eu tinha um e agora tenho dois)
  5. Remova o parafuso passante do suporte inferior traseiro (soquete de 14 mm + chave de caixa de 14 mm)
  6. Remova as contraporcas dos ajustadores de impulso superior dianteiro e inferior traseiro (você precisará de uma ferramenta especial de soquete castelo).
  7. Solte o ajustador de impulso inferior traseiro (soquete sextavado de 19 mm ou 3/4 "6pt).
  8. Solte o ajustador de impulso superior dianteiro (veja as notas)
  9. Solte o parafuso do suporte do motor traseiro superior e o parafuso de aperto.
  10. Remova os suportes em V do motor e limpe as superfícies de contato. (opcional)
  11. Instale os suportes em V do motor e aperte os parafusos de acordo com as especificações (16,5 lb-pés, veja as notas)
  12. Alinhe o furo passante do suporte inferior do motor traseiro. (veja as notas)
  13. Instale o parafuso passante do suporte inferior do motor traseiro e a porca, mas deixe-o solto.
  14. Aperte o ajustador de impulso inferior traseiro de acordo com as especificações (8,5 lb-pés)
  15. Instale a contraporca do ajustador de impulso inferior traseiro e aperte de acordo com as especificações. (32,5 lb-pés, soquete castelo)
  16. Alinhe o furo passante do suporte superior do motor dianteiro.
  17. Aperte o ajustador de impulso do suporte superior do motor dianteiro de acordo com as especificações. (8,5 lb-pés)
  18. Instale a contraporca do ajustador de impulso e aperte de acordo com as especificações. (32,5 lb-pés, soquete castelo)
  19. Instale o parafuso passante do suporte superior do motor dianteiro e a porca, mas apenas aperte.
  20. Aperte o parafuso passante do suporte inferior do motor traseiro de acordo com as especificações. (40 lb-pés)
  21. Aperte o parafuso passante do suporte superior do motor dianteiro de acordo com as especificações. (67,5 lb-pés)
  22. Aperte o parafuso do suporte do motor traseiro superior de acordo com as especificações. (40 lb-pés, veja as notas)
  23. Aperte o parafuso de aperto do suporte do motor traseiro superior de acordo com as especificações. (18 lb-pés)
  24. Inverta as etapas 1, 2 e 3 e faça um test ride.

Notas:

Etapa 2: Se sua moto tiver muitos quilômetros, você pode querer deixar as braçadeiras do coletor em paz. O parafuso/porca tende a soldar devido ao calor ao longo do tempo e, se você tiver muitos quilômetros, quando tentar soltá-los, eles podem simplesmente quebrar, algo a ser evitado. Minha moto tem apenas 7500 milhas e os parafusos saíram, mas estavam rangendo o tempo todo. Eu os limpei com uma escova de aço e os reinstalei com composto anti-aderente. A desvantagem é que alguns mecânicos afirmam que soltar os tubos para que eles possam se realinhar com a nova posição do motor é crucial para evitar que transmitam vibrações. Você decide.

Etapa 6: O soquete castelo especial está disponível muito mais barato de vendedores que não são da Suzuki. É do mesmo tamanho dos GSXRs.

Etapa 7/8: Ambos os ajustadores de impulso precisam de soquetes sextavados ou sextavados, um soquete de 12 pontos não serve. O ajustador de impulso do suporte superior tem um tamanho estranho, como um soquete sextavado de 23 mm que é difícil de encontrar. Eu nem consegui encontrar ou confirmar que esse tamanho funcionaria, então eu apenas moí o empurrador e usei um soquete de vela sextavado de 13/16". Um soquete sextavado de 3/4" funcionou bem no ajustador de impulso traseiro inferior.

Etapa 10: As superfícies de contato dos meus suportes em V estavam uma bagunça com Loctite antigo, tinta irregular e ressaltos elevados ao redor dos orifícios dos parafusos na estrutura. Lixei tudo para um ajuste limpo e firme, só para ter certeza de que um ajuste ruim não causaria nenhum problema de vibração. Se você não limpá-los, apenas certifique-se de que eles estejam apertados de acordo com as especificações na próxima etapa. Também lixei levemente os empurradores e os pontos de montagem do motor para remover as marcas antigas de testemunha para dar uma superfície limpa para a reinstalação.

Etapa 11: De acordo com a GW, a especificação do manual de 25,5 lb-pés está errada e muito alta para este tamanho de parafuso. Eu segui sua recomendação de 16,5 lb-pés.

[Além disso: Neste ponto do procedimento, o motor está apenas pendurado no parafuso do suporte do motor traseiro superior e gira em torno desse ponto]

Etapa 12: Alinhar os orifícios passantes corretamente é realmente o que se trata. As marcas de testemunha na minha estrutura superior e inferior do motor e nos ajustadores de impulso pareciam indicar que meu motor não estava quadrado na estrutura, então eu esperava que isso resolvesse meu problema. O alinhamento é bastante fácil se você olhar para cada lado do orifício do parafuso e ajustar a posição do motor até que tudo esteja concêntrico. Também brilhei uma linha do outro lado para confirmar. Conseguir isso foi um pouco tedioso, mas factível com um pouco de paciência.

Etapa 22: Certifique-se de verificar se a bucha na qual o parafuso do suporte do motor traseiro superior é parafusado está encaixada em seu slot na caixa do motor. Você pode vê-lo logo atrás do mecanismo do parafuso de aperto que o prende. Uma vez, eu configurei tudo e tive que refazer isso porque a bucha não estava em seu slot.

Eu tirei algumas fotos: A primeira foto é a marca de testemunha no motor do lado direito. A segunda foto é a marca de testemunha no motor do lado esquerdo (circulada em vermelho). Estes são os sinais de que o motor não estava quadrado na estrutura. O empurrador inferior estava ainda mais desalinhado. Observe os círculos amarelos na segunda imagem que destacam que a bobina de ignição estava esfregando na mangueira do meu radiador, estou supondo que mais alguns milhares de milhas e eu estaria voltando para casa a pé. Fico feliz por ter percebido isso e instalei uma mangueira de borracha para dar mais folga. A terceira foto é o ajustador de impulso superior que eu moí para caber em um soquete sextavado de 13/16", também conhecido como soquete de vela. As duas últimas fotos mostram como eu mexi no motor para alinhar os orifícios passantes do suporte do motor. Quase não há pressão no macaco sob o cilindro dianteiro e bater levemente nas cunhas de madeira moveu o alinhamento um pouco, mas eu alinhei e travei tudo.

Então, qual foi o resultado? Após um passeio bastante curto (pouco menos de uma hora), posso dizer que a moto está muito mais suave e menos vibrante. Na rodovia, notei especialmente como tudo estava calmo imediatamente. Os espelhos estavam sólidos como rocha, o que não era o caso antes (mas também não eram ruins). No entanto, a vibração de 2-3K e o zumbido de 7-8K permanecem, mas um pouco menos perceptíveis, então minha busca por uma solução continua. Um comentário final, se você fizer isso, verifique meus números de torque, eu posso estar errado e não quero que alguém quebre um parafuso.

Attachments

• Like
Reactions: j0bro and Gert
#2 ·
Aqui está uma foto de como instalei um pedaço de mangueira de combustível com uma braçadeira no suporte em V superior do motor para evitar que a mangueira do radiador esfregue na bobina de ignição.

Attachments

• Like
Reactions: Gert and Mulewright
#5 ·
Vou tentar este procedimento em breve, mas tenho uma pergunta.

Ao remover todos estes parafusos de montagem do motor, o motor vai apenas ficar pendurado nas mangueiras de combustível, etc.? Preciso ter medo que ele caia no chão?

Vejo que você tem um suporte na frente do escapamento, mas não tenho certeza se ele é usado apenas para o procedimento de alinhamento?

Será interessante ver se também vou me livrar de algumas das vibrações na minha moto! :)

#6 ·
Olá Staffan,

Desculpe, perdi sua postagem, não fui alertado pelo bot.

Vou tentar este procedimento em breve, mas tenho uma pergunta.
Ao remover todos esses parafusos de montagem do motor, o motor vai apenas ficar pendurado nas mangueiras de combustível, etc.?
Preciso ter medo de que ele caia no chão?
Há três pontos de montagem - Superior Dianteiro entre os cilindros e Superior e Inferior Traseiro da caixa do motor. Se as montagens Superior Dianteira e Inferior Traseira forem removidas, o motor gira em torno da montagem Superior Traseira, que nunca é removida. O alinhamento é realmente sobre girar o motor em torno da montagem Superior Traseira.

Vejo que você tem um suporte na frente do escapamento, mas não tenho certeza se ele é usado apenas para o procedimento de alinhamento?
Somente para alinhamento. Visto do lado esquerdo da moto, levantar o macaco faria o motor girar no sentido horário em torno da montagem Superior Traseira. Quase não há pressão no macaco e o menor ajuste causaria um grande movimento na rotação, mas foi bom o suficiente para centralizar o motor nas outras duas montagens.

Será interessante ver se também vou me livrar de algumas das vibrações na minha moto! :)
Fez uma diferença notável na minha moto, especialmente na rodovia.

#7 ·
Adendo

Parece haver alguma confusão sobre o porquê do meu procedimento ser tão complicado (discutido em outros tópicos), então estou adicionando alguns comentários esclarecedores;

Eu sei que meu procedimento parece excessivamente complicado, mas há alguma razão para isso. Ao montar o motor, ele precisa ser devidamente alinhado em duas direções; para cima e para baixo e para a esquerda e para a direita. Na fábrica, a Suzuki provavelmente tem um gabarito/elevador que mantém o motor na orientação correta (ou seja, rotação) para que ele seja simplesmente levantado/abaixado no berço até que todos os orifícios se alinhem e tudo seja apertado de acordo com as especificações. Eu não tenho tal gabarito/elevador na minha garagem e isso exigiria a remoção do escapamento, pois o catalisador está no caminho de levantar o motor por baixo, então eu tive que improvisar.

Há três parafusos de montagem do motor (passantes); Superior Dianteiro (entre os cilindros) e Superior e Inferior Traseiro. Você precisa soltar todos esses parafusos para que o motor possa se mover livremente em seu berço para que você possa reposicionar o motor e, em seguida, reapertá-los. Tudo bem remover um parafuso de cada vez (para limpeza, inspeção e lubrificação), mas nunca remova todos os três ou o motor cairá e você terá muita dificuldade em colocá-lo de volta em seu berço. A ideia básica do procedimento é soltar o parafuso de montagem traseiro superior e soltar seu parafuso de aperto, em seguida, remover o parafuso passante dianteiro superior e inferior traseiro e os ajustadores de impulso para que você possa ver e alinhar os orifícios. O motor agora está montado apenas na montagem traseira superior e gira em torno desse ponto. O macaco e as cunhas de madeira são usados para girar o motor até que os orifícios passantes superior e inferior estejam concêntricos e alinhados. Em seguida, você instala e aperta os ajustadores de impulso. O termo "ajustadores de impulso" parece confundir as pessoas, mas tudo o que significa é que seu objetivo é transmitir cargas ou forças laterais (ou seja, lado a lado), como um rolamento de encosto. Portanto, o ajustador de impulso está apenas segurando a posição lateral (ou seja, esquerda/direita) do motor até que os parafusos de montagem principais possam ser instalados e apertados, e é por isso que eles só precisam ser apertados a 8,5 pés-lbs (11,5 N-m). Depois que os orifícios estiverem alinhados e os ajustadores de impulso apertados, você reinstala os parafusos passantes de montagem do motor dianteiro superior e traseiro inferior e aperta de acordo com as especificações e, finalmente, aperta o parafuso traseiro superior e seu parafuso de aperto.

Algumas pessoas tiveram sucesso apenas soltando e reapertando os parafusos e os ajustadores de acordo com as especificações (o que é um procedimento muito mais simples). Mas isso pode ou não consertar um motor que está torto no berço. As marcas de testemunho não concêntricas mostradas em minhas fotos indicam que meu motor estava torto no quadro e eu queria ter certeza de que tudo estava alinhado para descartar isso como causa das vibrações. Eu também não queria fazer isso duas vezes.

• Like
Reactions: j0bro